Notícias

  • DIFERENTES TIPOS DE ASMA
    « Voltar · 26/MAI/2021

    SUA ASMA É LEVE, MODERADA OU GRAVE? SUA ASMA É EOSINOFILICA? SUA ASMA E ALÉRGICA GRAVE?

     

     

    COMPARTILHE:

     

    DIFERENTES TIPOS DE ASMA

    O paciente asmático tem dois tipos de inflamação.

    1 - Inflamação do tipo T2.

    2 - Inflamação do tipo não T2.

    A inflamação do tipo T2 é a mais comum nos pacientes asmáticos;

    Está relacionado com vários tipos e fenótipos de asma, tais como:

    Asma na infância, asma relacionado com uso de anti-inflamatório não hormonal, asma desencadeada por esforço, asma eosinofilica, asma alérgica e asma com manifestação tardia.

    Dentro da inflamação tipo 2, que é a mais comum, a mais frequente, que verificamos nos pacientes asmáticos graves, com dois subtipos de fácil identificação, são:

    O asmático alérgico, que é um espectro de inflamação, guiada pela imunoglobulina E, e o espectro guiado pelos eosinófilos. Salientando que todo paciente com inflamação tipo 2, tem inflamação também relacionada com o eosinófilo. Em algumas situações, esses marcadores não são detectados por alguns fatores, como por exemplo, uso de corticoide sistêmico.

    Podemos citar pacientes que tem um espectro mais alérgico, no caso, com características clínicas que se relacionam com alergias. Por exemplo, doenças como rinite alérgica, dermatite atópica, marcadores de testes alérgicos, cutâneos, como “prick test”. Inclui também, a imunoglobulina E, que é um marcador feito pelo sangue, alterado e alto.

    O paciente com inflamação tipo 2 pode ter característica mista, ficando entre o paciente alérgico e eosinofílico, com algumas doenças em conjunto, como a dermatite atópica e polipose nasal

    Agora temos as classificações da ASMA pela gravidade. A ASMA pode ser classificada como grave, moderada e leve.

    Tal classificação é orientada pela Diretriz Mundial de ASMA pelo GINA (Iniciativa Global para a ASMA).

    Para a avaliação da gravidade da asma no paciente, é necessário ele estar estável. Depende também da quantidade de medicamentos necessários para controlar a Asma.

    Podemos pensar que o paciente com asma leve pode ter uma crise grave, mas frisamos que a crise é uma situação separada. Frisando que o paciente com asma grave pode ter crise leve ou grave. A crise é algo à parte, não depende da gravidade da asma. Paciente com asma leve também pode ter crise grave ou leve e vice-versa.

    ASMA LEVE:

    É uma asma que utiliza pouca medicação para controle. O paciente com asma leve controla com corticoides inalados em dose baixa e moderada.

    ASMA MODERADA:

    São aqueles pacientes que necessitam de maior quantidade de medicação para controle da asma.

    Podemos dizer que são aqueles pacientes que já usam corticoides inalados em doses moderadas com broncodilatadores de longa duração.

    ASMA GRAVE:

    O paciente com asma grave usa altas doses de corticoides inalados associados aos broncodilatadores, muitas vezes associados a outras classes terapêuticas para que possam controlar de forma adequada a asma do paciente.

    Caso o paciente asmático grave, que usa todas essas classes de medicamentos e ainda tem sintomas ou crises, então poderá ser realizado a chamada “FENOTIPAGEM”.

    O que quer dizer Fenotipagem? Uso de marcadores clínicos e biomarcadores que são chamados imunobiológicos para saber qual o tipo de asma, qual o fenótipo que aquele paciente apresenta.

    Poderá ser usado alguns marcadores, como a dosagem do sangue, dosagem sérica, dosagem de eosinófilos, dosagem do igE, dosagem do FENO (oxido nítrico exalado)

    Podemos considerar que se o paciente tem características alérgicas e igE elevado - esse paciente tem asma alérgica;

    Se o paciente tem asma com eosinófilos aumentados, esse paciente tem asma eosinofílica;

    A conclusão é:

    O PACIENTE QUE APRESENTA ESSAS INFLAMAÇÕES QUE ENVOLVEM TAIS CARACTERISTICAS INFLAMATÓRIAS, ALÉRGICAS E EOSINOFILICAS, ESSE PACIENTE TEM ASMA GRAVE.

    A inflamação não tipo 2, está relacionada com outros espectros da asma, outras características de manifestações clínicas, tais como:

    Asma relacionada com a obesidade;

    Asma com inflamação neutrófila;

    Asma Paucigranulocitica

    Dr. José Luiz Iunes Filho

    Especialista em Pneumologia Clínica e Médica

    Membro da Sociedade Paulista e Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

    Membro da European Respiratory Society

    Membro Diretor do Interior Paulista da Associação Brasileira de Asmáticos

     

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por