Notícias

  • DPOC e Tabagismo: Qual a relação?
    « Voltar · 17/NOV/2021

     

     

    COMPARTILHE:

     

    A nicotina, que é a droga presente no cigarro que causa dependência, faz com que milhões de pessoas sejam expostas todos os dias a mais de 4.700 substâncias químicas, muitas delas tóxicas. Essa exposição que faz o tabagismo ser um dos principais fatores causadores de diversos tipos de câncer, doenças cardíacas e pulmonares.

    Entre elas, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), como bronquite crônica e enfisema pulmonar. Estima-se que cerca de 85 a 90% das mortes por DPOC são causadas pelo tabagismo. Sendo que fumantes de cigarro apresentam um risco 10 a 14 vezes maior de morrer por essa doença. Isso tem tudo a ver também com o número de cigarros fumados por dia, pois quem fuma mais corre ainda mais riscos!

    Por que é importante eliminar o tabagismo em pessoas com DPOC? Por se tratar de um hábito prejudicial à saúde pulmonar e, como você viu, uma das principais causas de morte por DPOC. É por isso que cessar o tabagismo é especialmente importante para reduzir a mortalidade dos portadores dessa doença! Abandonar esse hábito traz diversos outros benefícios como:

    Prevenção do avanço da DPOC;

    Alívio dos sintomas;

    Prevenção e tratamento de complicações;

    Melhora da função respiratória e da qualidade de vida;

    Aumento da tolerância aos exercícios físicos.

    Por isso, é fundamental compreender que pessoas com DPOC possuem uma necessidade ainda maior e mais urgente de parar de fumar. A eliminação do vício e acompanhamento para evitar as recaídas devem ser parte importante de qualquer tratamento para essa doença.

    Fonte: https://www.programasaudefacil.com.br/posts/dpoc-e-tabagismo

     

     

    Listar Todas as Notícias
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por