Publicações

  • ESPORTE E ASMA
    « Voltar · 05/SET/2018

    BENEFÍCIO DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O PACIENTE COM ASMA.

     

     

    COMPARTILHE:

     

    Esportes e asma: prática de atividades físicas pode ser uma forte aliada ao tratamento medicamentoso

    O exercício é indicado para quem tem asma e promove a melhora do sistema cardiorrespiratória e maior tolerância ao esforço

    Para quem tem falta de ar e asma não controlada, praticar esportes pode parecer impossível, mas especialistas e atletas alertam que atividades físicas podem e devem ser realizadas para melhorar o condicionamento físico e a capacidade respiratória.

    A asma é uma doença caracterizada por uma inflamação crônica dos brônquios e que pode afetar pessoas de todas as idades, culturas e localizações geográficas. Porém, na maioria das vezes, os sintomas se manifestam na infância, podem melhorar na puberdade, e, em alguns casos, voltam a se manifestar após a segunda década da vida, assim como aconteceu com o medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa: “Eu sofri muito com asma. Tinha todos os sintomas da asma mal controlada, como a falta de ar e chiado no peito e apenas tratava as crises com medicamentos de resgate, o que não era certo. Foi quando fui ao pneumologista, que além de me passar um tratamento contínuo, me indicou a prática de esporte ”, disse ele.

    Segundo o Dr. Mauro Gomes, diretor da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, a prática de esportes só tem a agregar ao tratamento da asma. “Quando o paciente tem asma não controlada, existe o risco de crises induzidas pelos exercícios físicos. Mas em combinação com tratamento medicamentoso que mantém a asma controlada, a atividade física melhora o condicionamento cardiorrespiratório do asmático e, consequentemente, a tolerância ao esforço. ”, afirmou o especialista.

    Assim como o Fernando Scherer, há inúmeros atletas de modalidades variadas do esporte que têm asma, como a jogadora Marta e o David Beckham (futebol), os nadadores Etiene Medeiros e Henrique Rodrigues,que desenvolvem as suas atividades sociais e profissionais normalmente sob o tratamento regular. “O que no início era algo complementar ao tratamento, o esporte se tornou a minha paixão e fez a minha carreira. Hoje me medico de forma correta durante o ano inteiro. Além de ter conquistado muitas medalhas, ganhei qualidade de vida! ”, disse Xuxa.

    Dentre os esportes, recomenda-se a prática de atividades aeróbicas quando o paciente está com a sua asma controlada. A natação é um dos esportes aeróbicos sempre recomendados. Outras modalidades esportivas também são indicadas, dentre elas: corrida, ciclismo, remo, futebol, basquete e vôlei.“O ideal é que se inicie com intensidade leve e vá aumentando aos poucos, mas sempre com acompanhamento médico e sob o uso da medicação regular para a asma. O asmático que não está com a doença bem controlada não será capaz de acompanhar e nem de obter os benefícios da atividade física.”, afirmou.

    O que não é recomendado é levar uma vida sedentária. Ter asma não significa que os exercícios estão proibidos. “A palavra-chave para uma boa qualidade de vida é controle: “Não podemos deixar que aasma seja justificativa para osedentarismo. Se mantiver o tratamento regular ao longo de todo o ano e a doença sob controle, é possível ter uma vida normal como a pessoa que não tem asma, sem qualquer limitação”, constata o pneumologista.

     

     

    Listar Todas as Publicações
Receba novidades
Alameda Iraé, 620 conj. 103 - Moema - São Paulo/SP - CEP: 04075-903 - Fones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
2017 © ABRA - Associação Brasileira de Asmáticos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por