A SEE, por meio da FDE, firmou Acordo de Cooperação com a ABRA/SP – Associação Brasileira de Asmáticos/São Paulo para dar continuidade ao PAPAR no PEF que, em 2017, contou com a participação de 15 Diretorias de Ensino do Estado.
O propósito principal da ABRA/SP é, com a colaboração de médicos voluntários, proferir palestras sobre o tema destacado, aos sábados ou domingos, endereçadas à comunidade. Excepcionalmente, caso a Coordenação Regional julgue ser mais adequado, essa palestra poderá ser realizada para as Coordenações Locais, em uma das Reuniões Semanais, com a finalidade de multiplicá-la para a comunidade posteriormente.
PAPAR
O projeto conta com a colaboração voluntária de mais de 560 médicos, em todo o Estado de São Paulo. Já é realidade desde 2004 e possui um rico material educativo, impresso e áudio visual próprio. Desta forma, contando com a solidariedade e o compromisso de levar o médico voluntário para dentro da escola, orientando de forma muito simples a respeito de asma e rinite e como prevenir suas crises.
A ABRA, contando com a solidariedade e o compromisso do médico voluntário, encaminha-o para dentro da escola onde orientará a comunidade, de modo simples e acessível, sobre a Asma e a Rinite e a prevenção às suas crises.
Justificativa
A Asma e a Rinite Alérgica são doenças crônicas, que acometem 15% da população, caracterizada por episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas, cujas manifestações são, geralmente, tosse, dispneia, aumento da secreção brônquica, espirros, coriza, obstrução nasal. As crises podem ocorrer em várias circunstâncias; com a inalação de aeroalergenos (pó, epitélio de animais…), com inalação de ar frio, com exercício físico, entre outras.
Estas doenças são resultado de uma interação entre genética, exposição ambiental a alérgenos (substâncias dos alimentos, de plantas ou de animais que provocam uma reação exagerada do sistema imunológico e causam a inflamação) e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção daqueles sintomas.
A mortalidade por asma, nos países em desenvolvimento, corresponde de 5% a 10% das mortes por causa respiratória, com elevada proporção de óbitos domiciliares.
Vários estudos demonstraram que o aumento da mortalidade e morbidade observado na asma está associado principalmente ao manejo inadequado da asma pelos pacientes. Diante do resultado desses estudos, seria aconselhável que todos os pacientes portadores de asma e rinite e seus familiares recebessem orientações sobre essa doença e noções de como eliminar ou controlar os fatores desencadeantes, especialmente os domiciliares e ocupacionais.
Para reverter esse quadro estatístico dramático, a ABRA/SP vem propor à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a implementação do projeto PAPAR, que consiste em envolver profissionais da saúde, preocupados com as consequências dessas doenças, para proferir palestras ao público frequentador do Programa Escola da Família.
O desenvolvimento desse projeto poderá diminuir o absenteísmo na vida escolar, o número de internações hospitalares, as visitas ao Pronto Socorro. Enfim, ensejará a promoção da qualidade de vida, propiciando também benefícios econômicos a toda sociedade.
CABE ÀS PARTES
ABRA/SP
- Buscar médicos voluntários cadastrados no projeto para a realização do Projeto PAPAR.
- Fornecer material impresso de apoio e digital (aula padrão para o médico voluntário).
- Disponibilizar material digital (link do vídeo com o boneco sobre asma, gibi…)
- Fazer contato com a Diretoria de Ensino para agendamento das palestras onde houver médicos voluntários.
- Fornecer avaliações (pré e pós palestras) para serem realizadas pelos participantes e organizar a tabulação dos dados ao final.
SEE/FDE
- Divulgar o projeto às DEs.
- Acompanhar o agendamento das palestras.
- Enviar o material impresso fornecido pela ABRA à Diretoria de Ensino.
DIRETORIA DE ENSINO
- Buscar escolas do PEF que tenham interesse em receber o PAPAR.
- Agendar palestras do PAPAR com antecedência de 30 dias, em média.
- Aguardar contato da ABRA para agendamento da palestra, conforme dados abaixo:
o contato: Marise Amaral
o telefones (11) 5549-8199 e (11) 3501-8854
o e-mail: marisemartino@gmail.com e info@sbasp.org.br
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA
- Divulgar a realização da palestra interativa, com até 2 horas de duração, para a comunidade participante do PEF.
- Oferecer um espaço que comporte o público convidado.
- Disponibilizar equipamento de projeção (imagem e som) para a exibição da aula padrão.
- Aplicar as avaliações (pré e pós palestras) aos participantes e enviar os resultados à ABRA.
Carmen Lúcia Bueno Valle
Coordenação Geral do Programa Escola da Família – PEF
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEESP
Ana Maria Stuginski
Operacionalização do Programa Escola da Família – PEF
Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE