16 de novembro é o “Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC”.
O objetivo é conscientizar, compartilhar conhecimento e discutir maneiras de reduzir o impacto da doença em todo o mundo.
Hoje estamos dando início à “Semana Especial da DPOC”.
Durante essa semana, teremos o conteúdo da nossa página voltado para a doença.
O que é DPOC?
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões, provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos.
A doença se instala depois de um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar. O primeiro causa um estado permanente de inflamação nos pulmões, enquanto o segundo destrói os alvéolos, estruturas que promovem trocas gasosas no órgão.
Quais são os sintomas da DPOC?
Tosse, pigarro, falta de ar, fadiga e catarro em excesso.
A falta de ar vai piorando a cada ano e chega a impedir o paciente subir um ou dois lances de escada.
Outros sinais ou sintomas são tosse, muitas vezes com muito catarro (bronquite crônica), até a destruição da estrutura dos pulmões por enfisema (aumento e destruição de alvéolos causando “bolsas de ar” dentro dos pulmões reduzindo a capacidade de respiração normal).
A lesão destes agentes causa uma inflamação crônica impedindo tanto a passagem de ar como a captação de oxigênio, que não é reversível, ou seja, é definitiva.
A doença não tem cura, mas uma série de medidas a mantém sob controle e, na medida do possível, devolve um pouco da função pulmonar.
Os medicamentos broncodilatadores, que melhoram a respiração, são os mais usados, mas anti-inflamatórios também podem ser prescritos em alguns casos.
Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc-e-como-tratar/
https://www.fundacaoproar.org.br/doenca?post=doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc
#especialdiamundialdadpoc