O SUS possui um documento muito importante chamado PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) que tem a função de guiar os médicos sobre os critérios para diagnóstico e tratamento adequado. O PCDT de asma do SUS foi atualizado em 2021, e nele foram incluídos novos medicamentos e tratamentos para a asma.
Os planos de saúde também possuem um documento assim, que é o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – órgão responsável por determinar o que os planos de saúde devem oferecer aos seus usuários. Neste rol vem sendo incluídos novos tratamentos e medicações para a asma. Então se você tem plano de saúde, tem direito a tratamento para asma sem custo.
É importante que esses dois documentos estejam sempre atualizados para a asma (assim como para outras condições), pois isso garante que os pacientes tenham acesso a tratamentos mais modernos e avançados, garantindo assim mais qualidade de vida.
Toda a população pode participar da decisão de quais tratamentos farão parte desses documentos ao participar de consultas públicas do governo que avaliam a atualização do PCDT de asma e do Rol da ANS para a asma com a inclusão de novas opções terapêuticas.
Quando a sociedade participa de consultas públicas, faz sua opinião ser válida para os tomadores de decisão, fazendo com que esses processos sejam mais eficientes e democráticos, porque levarão em conta a experiência do paciente.
Não subestime a sua voz!
Caso você tenha asma ou conheça alguém com asma que ainda não tenha recebido seu tratamento sem custo, entre em contato com a ouvidoria da secretaria de saúde do seu estado ou do Ministério da Saúde pelo telefone 136 para relatar o problema e garantir o acesso ao tratamento adequado!
Se você tiver dúvidas, entre em contato com a ABRA pelos telefones: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199