Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento.
Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito.
O principal motivo para ter dificuldade de respirar é a exposição a agentes irritantes. Diante dessa situação, o organismo contrai a musculatura que existe em volta do brônquio, diminuindo a passagem de ar. Os gatilhos mais comuns são: Pó, Poeira, Mofo, Perfumes, Odores fortes.
Asma é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, cerca de 3 a 5 % da população sofra com o problema.
Cada pessoa sofre crises asmáticas por motivos diferentes.
Por isso, é importante investigar o que causa seus ataques de asma, e tentar reduzir a exposição a esses agentes, além de buscar tratamentos mais adequados.
Não há cura para asma, existe controle. Não raro os sintomas somem por anos e o asmático nem se lembra de um dia ter tido asma. Com autogerenciamento e tratamento apropriados, a maioria das pessoas com asma leva uma vida normal.
#SemanaEspecialDiaMundialdaAsma