→ O que é o pólipo nasal? Pólipo nasal é um pequeno tumor benigno, em forma de gota ou uva, que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais.
→ O que causa? Supõe-se que os pólipos nasais sejam causados por inflamação crônica do epitélio que reveste os seios nasais, como ocorre nos casos de pacientes alérgicos e/ou asmáticos. → Quais são os sintomas: Pólipos pequenos são assintomáticos. Pólipos grandes podem causar obstrução parcial das vias aéreas, provocando constipação nasal, alterações do paladar e roncos ao dormir.
→ Qual é o tratamento: Spray nasal à base de corticoides é o tratamento mais utilizado. Se não houver resposta, a cirurgia para remoção dos pólipos pode ser necessária.
PREVENÇÃO DA POLIPOSE NASAL: A prevenção é importante para reduzir o risco da volta dos pólipos uma vez que o tratamento tenha sido eficaz. Além da manutenção do uso do corticoide intranasal, algumas estratégias também podem ajudar na prevenção, veja as dicas:
- Tente manter sua asma, sinusite ou rinite bem tratadas. Se os sintomas não estiverem bem controlados, o risco de surgirem novos pólipos é grande.
- Evite contato com substâncias que irritem as vias aéreas, tais como fumaça, poeira, cheiros fortes, produtos químicos voláteis ou qualquer tipo de alérgenos conhecidos.
- Lave as mãos regularmente para reduzir o risco de infecções bacterianas ou virais das vias aéreas.
- Evite permanecer em locais com ar muito seco. Se necessário, compre um umidificador de ar para a sua casa. Tenha cuidado para não ficar em ambientes com ar-condicionado ligado o dia inteiro.
- Faça lavagem nasal com soro fisiológico com frequência, principalmente se notar algum sintoma de rinite. A lavagem dilui o muco e ajuda a remover alérgenos e outros irritantes.
Perdeu os conteúdos sobre a Polipose Nasal que foram publicados essa semana? Acesse a nossa hashtag #semanadeconscientizaçãodapoliposenasal e leia as publicações.