A polipose nasal é uma condição inflamatória crônica caracterizada pelo crescimento de pólipos benignos na cavidade nasal e nos seios da face. Esses pólipos podem variar de tamanho e, quando aumentam significativamente, podem obstruir as vias respiratórias, afetando a respiração e a qualidade de vida do paciente.
Os sintomas mais comuns incluem obstrução nasal persistente, secreção nasal constante, sensação de pressão ou dor na face, roncos, espirros frequentes e gotejamento pós-nasal (sensação de secreção escorrendo na garganta). Outro sintoma marcante é a perda parcial ou total do olfato (anosmia), que pode afetar também o paladar. Em alguns casos, a polipose nasal pode causar dor de cabeça e aumento da frequência de infecções respiratórias, como sinusites.
As principais causas da polipose nasal estão relacionadas a processos inflamatórios crônicos da mucosa nasal. Doenças como rinossinusite crônica, asma, rinite alérgica e intolerância a anti-inflamatórios não esteroides (como aspirina) são fatores de risco para o desenvolvimento da condição. Além disso, algumas condições imunológicas e genéticas podem predispor o indivíduo à inflamação persistente que leva à formação dos pólipos.
Para ver todas as publicações que estão sendo feitas sobre Polipose nesta semana, acesse o ícone “notícias” em nosso site.