Notícias

A importância de consultar um especialista em caso de suspeita de Asma.

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

A asma é uma inflamação crônica dos pulmões, causada por alterações genéticas que, quando associada a alguns fatores ambientais, pode causar estreitamento das vias aéreas e desencadear sintomas como intensa dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito.

O tratamento da asma pode ser feito com o uso de remédios indicados pelo pneumologista, além de medidas como praticar atividades físicas, manter a casa limpa e evitar contato com substâncias que podem desencadear crises de asma, como poeira ou pólen, por exemplo.

Antes de falar sobre tratamento, é importante lembrar que a asma é uma doença variável. A asma varia de asmático para asmático e varia também ao longo do tempo em um mesmo indivíduo. Por isso, o tratamento da asma deve ser individualizado, isto é, o que serve para um asmático pode não ser o melhor tratamento para outro. Ou um mesmo tratamento pode ter sua dose modificada conforme a necessidade. Por isso, o tratamento da asma deve ser orientado pelo seu médico.

A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: (1) medicação chamada controladora ou de manutenção que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma e, (2) medicação de alívio ou de resgate, que serve para aliviar os sintomas quando a asma estiver fora de controle e o paciente tiver uma crise asmática. Lembrando que se você estiver precisando usar muito a medicação de resgate, é importante você procurar seu médico para rever o seu tratamento.

As medicações controladoras reduzem a inflamação dos brônquios. As principais medicações controladoras são os corticoides inalados isolados ou em associação com uma droga broncodilatadora de ação prolongada. As medicações controladoras diminuem o risco de crises de asma e evitam a perda futura da  capacidade respiratória. O uso correto da medicação controladora elimina os sintomas de asma evitando as crises de asma,  e pode diminuir muito ou até eliminar a necessidade da medicação de alívio.

Fonte: https://www.tuasaude.com/tratamento-da-asma/