Notícias

ASMA, Como é feito o diagnostico?

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

Como diagnosticar a Asma: 

Para confirmar se é asma, é importante consultar um pneumologista ou alergologista, para avaliar os sintomas apresentados, que normalmente incluem tosse intensa, sensação de falta de ar, chiado e aperto no peito.

Em alguns casos, apenas a avaliação dos sintomas é suficiente para confirmar o diagnóstico, principalmente se houver histórico de asma na família ou presença de alergias.

No entanto, o médico também pode indicar a realização de exames com o objetivo de confirmar a asma e verificar a gravidade da condição, adequando o tratamento da melhor forma.

As principais formas de diagnosticar a asma são:

1. Consulta médica para avaliar os sintomas

O diagnóstico inicial da asma é feito pelo pneumologista ou alergologista, por meio da avaliação dos sintomas, além da avaliação do histórico familiar e presença de outras alergias.

Algumas informações que podem ajudar o médico a chegar mais rapidamente ao diagnóstico, incluem o tempo de duração das crises, a frequência, intensidade, o que se estava fazendo no momento em que surgiram os sintomas, se existem outras pessoas na família com asma e se existe melhora dos sintomas após fazer algum tipo de tratamento.

2.  Exames para asma

O exame mais indicado para diagnosticar a asma é a espirometria, que tem como objetivo identificar a presença de estreitamento dos brônquios, que é comum na asma. Esse exame é feito através da avaliação da quantidade de ar que se consegue expirar depois de uma respiração profunda e a rapidez com que o ar é expelido para fora. 

Após fazer a espirometria, o médico pode ainda recorrer a outros exames, como:

  • Raio X do tórax;
  • Exames de sangue;
  • Tomografia computadorizada.

Estes exames nem sempre são utilizados, já que servem especialmente para despistar outros problemas pulmonares, como pneumonia ou pneumotórax, por exemplo.

Fonte: https://www.tuasaude.com/exames-para-diagnosticar-a-asma/ 

RECENTES