Uma das principais vantagens no tratamento da asma é a ação direta dos medicamentos na via respiratória, por bombinhas, cápsulas ou outros dispositivos contendo corticoides. Os corticoides inalados são muito eficazes no controle da asma.
O efeito desejado é principalmente nos brônquios e bronquíolos. Para chegar lá, a medicação passa pela boca e pela garganta (chamada faringe). A presença dos corticoides na boca e garganta facilita a proliferação de fungos, como a candidíase. A candidíase se manifesta como pequenas bolinhas e placas brancas na gengiva, céu da boca e faringe. Na presença de outras doenças, ela pode descer até o esôfago.
Caso você tenha desenvolvido essas lesões na boca, consulte o médico pois o tratamento é simples quando iniciado precocemente.
Segue uma boa notícia: para evitarmos essas lesões devemos simplesmente enxaguar de uma a duas vezes a boca com água após o uso do corticoide inalatório. Não é necessário uso de enxaguantes bucais ou quaisquer outros produtos. A água é suficiente para evitar a progressão da cândida na nossa boca. Portanto, devemos sempre nos lembrar de enxaguar a boca e cuspir após o uso da medicação.
#dicas ABRASP
#COMPARTILHEM