A Associação Brasileira de Asmáticos foi convidada pela CONITEC a participar de uma importante reunião, representando os pacientes asmáticos do Brasil, para falar sobre importantes assuntos relacionados às Consultas Públicas e à oportunidade de que usuários do SUS participem de forma mais efetiva durante os processos decisórios da CONITEC e compartilhem suas experiências no enfrentamento da doença.
Esse processo é chamado de Perspectiva do Paciente, um Forum apropriado para que a voz dos pacientes portadores de asma, e outras doenças,seja ouvida.
Dessa forma a CONITEC abriu caminho para que o paciente tenha voz importante junto ao órgão e que possamos progredir nas consultas públicas.
Entre as sugestões por nós apresentadas estão, entre outras, melhorar a linguagem das Consultas Públicas para que todos que participem do Processo possam colaborar de forma plena e assertiva.
A equipe da CONITEC se interessou em receber alguns materiais didáticos e educativos produzidos pela ABRA para analisar a linguagem utilizada, e a estratégia de comunicação adotada.
A Associação Brasileira de Asmáticos se orgulha de ter sido convidada e poder colaborar junto a CONITEC, no processo que visa aumentar a participação do paciente para que tenha voz com relação aos medicamentos e tratamentos adequados.
Associação Brasileira de Asmáticos