Hoje, dia 20 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização para a Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal Grave.
O Fórum Europeu de Pesquisa e Educação em Alergia e Doenças das Vias Respiratórias (EUFOREA) instituiu esta data com o objetivo de sensibilizar a comunidade para uma doença que impacta e limita a vida de cerca de 12% da população.
O Dia Mundial da Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal Grave, foi criado pelo projeto EUFOREA, uma rede europeia de representantes de organizações e instituições que têm a visão comum de prevenir e reduzir a carga de alergias e doenças das vias respiratórias (asma, rinite e rinossinusite) por meio da implementação de cuidados especializados, tem como objetivo chamar a atenção de médicos e doentes para a importância do diagnóstico e informar que a persistência dos sintomas não deve ser desvalorizada e deve ser acompanhada por um médico especialista. A Rinossinusite Crônica com Polipose Nasal Grave (CRSwNP), mais conhecida como Polipose Nasal, é uma doença benigna crônica, com uma incidência na ordem dos 12%, que surge na mucosa da cavidade nasal e nos seios perinasais, provocando o desenvolvimento de pólipos nasais através de um processo inflamatório. Estima-se que 25% a 30% da população com rinossinusite tenha o subtipo polipose nasal.
Durante a última semana, nós da Associação Brasileira de Asmáticos – ABRA, fizemos a Semana de Conscientização da Polipose Nasal, publicamos diversos conteúdos com orientações e informações sobre a doença.
Se você perdeu as publicações, é só clicar na nossa hashtag #semanadeconscientizaçãodapoliposenasal e e assim vocês terão acesso aos conteúdos.
Assista ao vídeo do Dr. Daniel Cauduro e entenda mais sobre a doença 😉
Fonte: https://www.sanofi.com/assets/countries/portugal/docs/media/2022/PR_Sanofi_Dia-Mundial-da-Polipose-Nasal_VF.pdf