Para aumentar a consciencialização sobre a saúde pulmonar e garantir que todos tenham acesso aos cuidados respiratórios de que necessitam, o Fórum of International Respiratory Societies (FIRS) abraçou o tema “Acesso à prevenção e ao tratamento para todos. Não deixe ninguém para trás” para o Dia Mundial do Pulmão de 2023, com ênfase nos países de baixa e média renda (PMBR), que muitas vezes têm acesso limitado a serviços preventivos, testes de diagnóstico e tratamentos.
Cinco enfermidades respiratórias são as causas mais comuns de doença e morte em todo o mundo: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer do pulmão, infecção aguda do trato respiratório e tuberculose (TB).
O peso destas doenças é ainda mais elevado nos países de renda baixa e média, agravado pelo tabagismo, pela poluição atmosférica e pelas alterações climáticas.
Para reduzir o fardo global das doenças respiratórias, é crucial adotar medidas nestas áreas-chave:
1. Acesso a serviços preventivos e tratamentos para parar de fumar;
2. Expandir o acesso a dispositivos e terapias de inalação;
3. Acesso de todas as crianças a intervenções preventivas eficazes e acessíveis para a pneumonia.
Doenças pulmonares levam à morte milhares de pessoas a cada ano, e podem ter seu impacto reduzido caso se implementem medidas para a melhoria do acesso à saúde de forma igualitária.
#DiaMundialDoPulmão #WorldLungDay
Referência: https://bvsms.saude.gov.br/acesso-a-prevencao-e-ao-tratamento-para-todos-nao-deixe-ninguem-para-tras-25-9-dia-mundial-do-pulmao/