“Proteção das Crianças contra a Interferência da Indústria do Tabaco” é o tema do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) deste ano definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos motivos para a escolha é que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são o novo desafio para evitar a iniciação ao tabagismo. “Em 2009, a Anvisa proibiu a comercialização de DEFs com base no princípio da precaução. Hoje, há muito mais evidências científicas dos malefícios desses produtos, o que justifica a manutenção da política de proibição da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destaca o diretor-geral do INCA, Roberto Gil.
Não é apenas o câncer de pulmão que pode ser causado pelo fumo. “O cigarro comum, assim como os eletrônicos (dispositivo eletrônico para fumar – DEF, conhecidos também como vapes), narguilés, charutos e cachimbos contêm substâncias que estão ligadas diretamente a diversos tipos de câncer. Também estão associados ao surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, como a asma e DPOC, e de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e mata oito milhões de pessoas a cada ano, das quais um milhão são vítimas de fumo passivo. E ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o uso do cigarro eletrônico é sim prejudicial à saúde.
A variedade de aromas oferecidos pelos cigarros eletrônicos é um chamariz para atrair a juventude, alerta a OMS. E um dos agravantes é que na adolescência o sistema nervoso está em desenvolvimento.
O esforço para abandonar o cigarro vale a pena! A qualidade de vida melhora muito.
Fonte: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2024/blindagem-de-criancas-contra-o-fumo-e-estudo-sobre-impacto-economico-marcam-dia-mundial-sem-tabaco