Mitos e Verdades sobre a Asm
A asma é uma doença respiratória crônica que afeta milhões de pessoas no mundo, mas ainda é cercada por desinformação. Conheça alguns mitos comuns e as verdades por trás deles:
- “Asma é coisa de criança.”
Mito. A asma pode surgir em qualquer fase da vida. Muitas pessoas continuam com sintomas na vida adulta ou desenvolvem a doença mais tarde. - “Quem tem asma não pode fazer exercícios.”
Mito. Com o controle adequado, é possível praticar esportes. Atividade física, inclusive, pode fortalecer o sistema respiratório. - “A asma desaparece com o tempo.”
Mito. Embora os sintomas possam diminuir, a asma não tem cura. É uma condição controlável, mas pode retornar se o tratamento for abandonado. - “Inalador (bombinha) vicia.”
Mito. Os medicamentos não causam dependência. Pelo contrário, são essenciais para o controle da doença e prevenção de crises. - “Corticoide inalatório faz mal.”
Mito. Quando usado corretamente, sob orientação médica, o corticoide inalatório é seguro e eficaz para controlar a inflamação dos brônquios. - “Se não estiver chiando, não é asma.”
Mito. Nem toda crise asmática vem com chiado. Outros sintomas, como tosse, falta de ar e aperto no peito, também são comuns. - “Ar-condicionado piora a asma.”
Parcialmente verdade. O ar seco ou sujo pode irritar as vias respiratórias. Porém, com boa manutenção do aparelho, o uso pode até ajudar a reduzir ácaros e poluentes. - “Asma é contagiosa.”
Mito. A asma não é transmitida de pessoa para pessoa. É uma doença crônica relacionada a fatores genéticos e ambientais. - “Só preciso tomar remédio durante as crises.”
Mito. O tratamento de manutenção é fundamental para evitar crises. Interromper a medicação pode agravar o quadro.
Informação correta salva vidas. Consulte sempre um profissional de saúde e siga o tratamento indicado!