Notícias

Parceria SEADS e SBA-SP

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

(23 de novembro de 2004) SEADS assina termo de parceria com a Sociedade Brasileira de Asmáticos/Regional SP

A secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, assinou nesta terça-feira, dia 23, na sede da Secretaria, um termo de parceria com a Sociedade Brasileira de Asmáticos/Regional São Paulo. O convênio dará início ao desenvolvimento do projeto “Amigos dos Portadores de Asma e Rinite”. Coordenado pela Dra. Yara Mello, diretora do Departamento de Ações Específicas da Sociedade, o projeto é voltado para crianças, adolescentes e suas famílias, agentes comunitários e educadores, com o objetivo de orientar, educar e informar sobre o tratamento da asma e da rinite. O projeto será inserido nos programas co-financiados pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS, a partir do ano que vem.

A ação será desenvolvida com apresentação de vídeos sobre a asma, palestras e debates com médicos das Sociedades Científicas apoiadoras da SBA-SP. O público receberá também material educativo sobre o assunto, orientações de médicos envolvidos no projeto para que os pacientes e suas famílias obtenham melhor qualidade de vida. Estão previstas ainda a distribuição de materiais impressos como livro de dicas “Asma de A – Z” e o jornal “Conviver bem com a asma”.

Pesquisas mundiais indicam que 20% da população mundial sofre das duas doenças e que a orientação correta proporcionam uma qualidade de vida normal para o paciente.

O termo de parceria foi assinado pela secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, pelo presidente da Regional São Paulo, da SBA, Dr. Bernardo Kiertsman e pela diretora do Departamento de Ações Específicas da Sociedade, Dra. Yara Mello.

Ao falar sobre as ótimas perspectivas que se abrem com este projeto, a secretária Maria Helena ressaltou também a importância das parcerias. “É impossível pensar as políticas públicas nos dias atuais sem as parcerias. Este é um novo paradigma. O governo, empresas, organizações não-governamentais e entidades da sociedade civil se integram, estabelecem compromissos e realizam ações em benefício de toda sociedade”.

Para Bernardo Kiertsman a assinatura desta parceria possibilitará que o projeto seja implantado em todo estado de São Paulo. “Pesquisas advertem para o fato de que no Brasil morrem por ano 2,5 mil pessoas vítimas de asma, média de 6 mortes por dia. O país está no 8º lugar em freqüência de asma no mundo. São entre 350 e 400 mil internações por ano, consumindo recursos da ordem de R$ 100 milhões/ano. Se pensarmos que dos 180 milhões de brasileiros, 40 milhões vivem em São Paulo, é sinal de que temos de agir em todo estado para mudar este quadro”. Yara Mello destacou o plano de ação do projeto. “Ao estilo do que já é feito por outro projeto em parceria com a SEADS, o Urologista Cidadão, pretendemos trabalhar em sintonia com as Divisões Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS. Iremos atuar em três frentes: na educação, informando sobre a doença; na capacitação dos médico, apresentando os últimos estudos sobre o tema; e no acesso à medicação. Acreditamos que com este projeto será possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes e gerar uma economia de recursos em benefício de toda sociedade”.

Entre as personalidades presentes ao evento, estiveram Dr. Clovis Galvão, diretor da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia; Dr. Flávio Sano, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia; o engenheiro civil Eduardo Luis Duarte, presidente da Comissão Leiga da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Asmáticos, e Dra. Maria Vera Cruz de Oliveira, representando o Dr. Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, que enviou mensagem à SEADS parabenizando pela parceria.

RECENTES