A DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica –é a quinta maior causa de internação no Sistema Único de Saúde entre pacientes com mais de 40 anos, correspondendo a cerca de 200.000 hospitalizações por ano no Brasil.
É uma doença grave, progressiva, que não tem cura e causa sintomas extremamente incômodos, como falta de ar, tosse, catarro, chiado, aperto no peito e muito cansaço1. Quando não controlada, até a realização de atividades simples, como tomar banho ou pentear o cabelo, se tornam um desafio.
Felizmente, o tratamento adequado, além de aliviar os sintomas, pode devolver a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida dos pacientes. No entanto, existe um desafio para que os pacientes consigam seguir o tratamento: a dificuldade de acesso.
Hoje, os pacientes com DPOC grave precisam se deslocar a diferentes farmácias da rede pública para conseguir o tratamento. A terapia tripla aberta oferecida pelo SUS atualmente obriga os pacientes a utilizarem dispositivos inalatórios diferentes para controlar a doença. Em um cenário onde os pacientes têm dificuldade de locomoção, é fundamental lutarmos para facilitar o acesso ao tratamento.
E você pode ajudar a trazer mais esperança para os pacientes com DPOC!
Está aberta a consulta pública n° 42, que é um formulário online, para que toda a sociedade possa dar a sua opinião sobre a disponibilização de Terapia Tripla fechada para DPOC em um único dispositivo em spray pelo SUS. O medicamento, além de ser mais sustentável para o meio ambiente, já que utiliza menos embalagens, ele gera uma economia para o sistema de saúde por ter um custo mais baixo do que o tratamento oferecido hoje pelo SUS e também facilita o tratamento dos pacientes por oferecer três medicamentos indicados para o tratamento da doença em um único inalador.
Participar dessa consulta pública pode ajudar as pessoas com DPOC a terem acesso a tratamentos inovadores pelo SUS!
Participe até dia 05/08 pelo link: bit.ly/cpdpoc