Notícias

POLIPOS NASAIS – O que são?

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

Os pólipos normalmente são excrescências em forma de lágrimas, que se formam ao redor das entradas das cavidades dos seios paranasais. Um pólipo maduro é parecido com uma uva sem casca e sem semente. Ao contrário dos pólipos no cólon ou na bexiga, os pólipos no nariz não são tumores e não sugerem o risco de câncer. São apenas um reflexo da inflamação, embora possa haver um histórico familiar do problema.

Os pólipos podem se desenvolver durante infecções nasais e dos seios paranasais e desaparecer depois que a infecção for debelada, ou podem começar lentamente e persistir.

Também podem se formar pólipos nasais se houver um corpo estranho no nariz. Algumas pessoas que são alérgicas a aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) têm uma combinação de asma, congestão nasal e sinusal crônicas e pólipos nasais.

Não está claro como os pólipos nasais estão relacionados com alergia e outros sintomas do trato respiratório. Pessoas com pólipos nasais podem desenvolver infecções dos seios paranasais se sua drenagem for bloqueada pelos pólipos. Raramente, as pessoas desenvolvem rinosporidiose (uma infecção do nariz caracterizada por pólipos sangrantes), o que pode causar rinite crônica.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA POLIPOSE NASAL?

Muitas pessoas não estão cientes dos seus pólipos nasais, embora elas tenham os seguintes sintomas:

Espirros, congestão nasal, obstrução, drenagem de líquido pela garganta (gotejamento pós-nasal), dores faciais, secreção nasal excessiva, perda de olfato (anosmia), habilidade olfativa reduzida (hiposmia), coceira ao redor dos olhos, infecções crônicas dos seios paranasais.

É importante que você procure um médico (otorrinolaringologista) caso tenha sintomas da doença, para que ele oriente e prescreva o tratamento.

Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-do-nariz-e-dos-seios-paranasais/p%C3%B3lipos-nasais

#saibasobreapoliposenasal