Notícias

PÚBLICO: LEIGO, PACIENTES E FAMILIARES

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email

A DPOC — doença pulmonar obstrutiva crônica é um problema grave respiratório, que acomete principalmente idosos e, se não tratada adequadamente, pode levar à morte.

Os pacientes com DPOC enfrentam muita fadiga, dificuldade para respirar, dormir e fazer tarefas domésticas simples. Por isso, o acesso ao tratamento adequado, que possibilite mais qualidade de vida, é vital.

Hoje, os pacientes com DPOC recebem a Terapia Tripla Aberta pelo SUS para controlar a doença, o que é ótimo! Mas esta medicação, se tomada de forma errada, pode trazer riscos para o paciente, impactando negativamente na qualidade e tempo de vida.

Isso, porque a Terapia Tripla Aberta é recebida pelos pacientes em 2 embalagens distintas, que devem ser administradas juntas em uma única dose. Considerando que muitos pacientes são idosos e podem ter mais chances de se confundir ao tomar a medicação, isso pode se tornar mais um obstáculo no tratamento.

Mas, a boa notícia é que o governo está avaliando a disponibilização da Terapia Tripla Fechada para os pacientes com DPOC pelo SUS. Essa medicação já vem pronta e isso pode facilitar muito o tratamento e diminuir riscos da medicação ser administrada de forma incorreta. Além da terapia tripla fechada trazer mais facilidade para os pacientes em seu tratamento, ela também irá trazer uma importante economia para o SUS.

Por isso, o governo irá, em breve, abrir uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre a disponibilização da terapia tripla fechada para pacientes com DPOC. Uma consulta pública nada mais é do que um formulário online, onde todos (pacientes, cuidadores, sociedade civil, médicos, gestores, profissionais de saúde e interessados no tema) podem participar dando a sua opinião sobre este tema.

Participar desta consulta pública é muito importante para que os gestores possam tomar decisões baseadas nas necessidades reais da população.

Tem interesse em participar? Inscreva-se em: bit.ly/cpmaisfolego (link também na bio)

Vamos juntos ajudar a garantir mais possibilidades de tratamento para os pacientes de DPOC pelo SUS!

#MenosObstáculosMaisFôlego #DPOC #DoençaPulmonar #Tratamento #SUS

RECENTES