Os pacientes com asma grave não controlada agora já tem acesso ao tratamento com imunobiológicos pelo SUS e/ou plano de saúde sem custo para o paciente!
Os imunobiológicos disponíveis no SUS são: Omalizumabe e Mepolizumabe.
Os imunobilológicos disponíveis para os planos de saúde são: Omalizumabe, Mepolizumabe, Benralizumabe e Dupilumabe
Isso é possível porque o PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) de asma e a DUT (Diretriz de Utilização) para os imunobiológicos foram atualizados, incorporando estes medicamentos ao tratamento da asma para pacientes portadores de asma grave não controlada.
Esta é, sem dúvida, uma importante conquista para os pacientes!
Os critérios para indicar o tratamento com imunobiológicos para pacientes portadores de asma são bastante específicos. Os pacientes que irão se beneficiar com melhora na qualidade de vida são os pacientes com a asma grave não controlada, apesar do uso de corticoide inalatório associado a beta 2 agonista de longa duração (LABA), uso contínuo de corticoide oral para controle da asma nos últimos 6 meses ou no mínimo 3 exacerbações da asma necessitando de tratamento com corticoide oral no último ano.
Para entender melhor e saber mais informações a respeito dos novos imunobiológicos no tratamento da asma grave, não controlada acesse:
O PCDT de asma do SUS, acesse: bit.ly/PCDTAsma22
E a atualização da DUT dos imunobiológicos no rol da ANS, acesse: bit.ly/TratamentosANS22
Em caso de dúvidas sobre o PCDT, a DUT ou ainda sobre a documentação necessária, entre em contato com a ABRA: (11) 5549-8199 | 3501-8854 | 0800 773 8199
Compartilhe este post com seus colegas de profissão!
Os pacientes de asma merecem ter acesso ao que há disponível de mais avançado!
#medicina #medicinaporamor #SUS #Planodesaude #asma #asmagrave #asmaalergicagrave #pneumologia #alergista #pediatria #pediatra